logo RCN

Abastecimento de água segue sendo monitorado em Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Gabinete de Crise e Companhia Águas de Joinville garantem a potabilidade da água e monitoram a recuperação ambiental

A Prefeitura de Joinville e a Companhia Águas de Joinville anunciaram que o abastecimento de água no município foi normalizado após um acidente ambiental ocorrido na segunda-feira (29). Um caminhão carregado com Ácido Lineal Alquilbenceno Sulfônico (LAS) tombou, causando o derramamento de parte da carga no Rio Seco, um afluente do Rio Cubatão, de onde é captada água para abastecer cerca de 75% da cidade.

Desde a manhã de terça-feira (30/1), quando o serviço foi restabelecido, a Companhia Águas de Joinville realiza análises da água tratada a cada 30 minutos, garantindo que ela se mantenha dentro dos parâmetros recomendados para consumo. Os reservatórios foram reabastecidos durante a madrugada e manhã desta quarta-feira (31), com o auxílio de uma bomba extra acionada para acelerar o processo.

A prioridade foi assegurar o fornecimento de água para hospitais e unidades de saúde, que já recebem água pela rede de abastecimento. Paralelamente, os imóveis residenciais e comerciais tiveram o serviço normalizado.


Gabinete de Crise

O Gabinete de Crise, estabelecido para lidar com a situação emergencial, segue acompanhando os desdobramentos. O acidente causou a interrupção da captação de água, sendo necessário um rápido trabalho técnico para evitar que o LAS contaminasse a tubulação e garantir o retorno seguro do fornecimento de água potável à população.

A Defesa Civil de Joinville, em conjunto com órgãos estaduais, continua monitorando os serviços realizados na Serra Dona Francisca, local do acidente. O Gabinete de Crise auxilia os órgãos envolvidos, fornecendo informações essenciais para as investigações em andamento. O Decreto de Situação de Emergência, já reconhecido pelo Governo Federal, tem validade de 180 dias. A previsão é que, ao longo desta quarta-feira, o abastecimento seja totalmente restabelecido em locais mais afastados ou em regiões mais altas do município.

Bombeiros Voluntários de Joinville abrem inscrições para Curso de Formação de Motorista Voluntário Operacional Anterior

Bombeiros Voluntários de Joinville abrem inscrições para Curso de Formação de Motorista Voluntário Operacional

Ozempic: OMS alerta para aumento de falsificações Próximo

Ozempic: OMS alerta para aumento de falsificações

Deixe seu comentário